terça-feira, 19 de julho de 2005

Ideias com retorno

Na Grande Loja, insiste-se na questão do TGV. E eu sou obrigado a repetir-me para que não ponham no meu blogue coisas que nunca escrevi.
1. Nunca escrevi que o TGV seria prioritário, ou que nos tiraria do poço. Verdadeiramente, nem sei se será útil. Repito: não percebo disso o suficiente.
2. Escrevi e repito que, numa economia como a nossa, o estado, infelizmente, ainda é o motor de muita coisa. E é-o não por opção política, mas apenas por escandalosa omissão de quem deveria assumir esse papel - os privados.
3. O que eu escrevi, e repito, é que o plano de investimento que o Governo anunciou, e volto a repetir, o plano, constitui um sinal de esperança.
4. Aqui, no blogue, e noutros sítios, tenho insistido em que o défice não é o nosso principal problema. Que o nosso principal problema é a economia, se quiserem, o crescimento. Enquanto este não fôr apresentável, o défice nunca será resolvido, ou sê-lo-á pontualmente.
5. O António Duarte recorda os casos da Expo e do Euro. Quanto ao futebol, está coberto de razão. Retorno, aquilo? Já no que se refere à Expo, estou convencido de que nunca ninguém se dedicou a fazer um estudo sério sobre o real impacto, ao longo dos anos, ainda hoje, daquele investimento na economia. Reconheço que há uma dificuldade - muito desse impacto não foi directo, nem talvez seja possível medi-lo.
6. O caso do Manuel é, sejamos benévolos, mais complicado. Ele quer que eu tenha uma ideia, eu, simples mortal, que a última coisa de que me lembraria na vida era ir para a política. Não Manuel, não tenho de ter uma ideia. Se tivesse, já tinha feito um partido. O mesmo, diga-se, passa-se com o Manuel. Ideia? Népia. A única coisa que consegue encontrar para tirar o país do buraco, em alternativa ao TGV que ele pensa ser a minha proposta, é esse banalidade do mérito. Até eu, rapaz sem ideias, já tinha conseguido chegar . Não, Manuel, o país precisa de qualificação, mérito se quiser, mas isso não chega. Nem uma ideia, precisa de várias. Se cada um for tendo uma, viável, interessante, com retorno, por pequena que seja, tudo junto é capaz de nos levar a algum lado.